
A comunicação, é a ponte que favorece o fortalecimento e a criação de novas conexões humanas.
Agilidade de negócios é a combinação da percepção e interpretação contínua do mercado, e a capacidade de se antecipar e se adaptar a ele.
Uma não existe sem a outra!
Quanto mais a comunicação favorecer relações humanas sólidas, maiores as possibilidades de sinergia, percepção, interpretação e adaptação do mercado.
Por ter sido estruturada sobre premissas que não favorecem a conexão humana, a comunicação dentro e fora das organizações, requer novas reflexões.
O exercício da mudança na forma de se comunicar é contínuo!
Compartilhamos abaixo, algumas dicas para que você possa começar a praticar:
Observe sem julgar – Ao compartilhar algo que presenciou sobre alguém, procure deixar claro o que observou sem misturar sua observação com sua opinião ou julgamento.
Ao invés de dizer: “Ana é muito agressiva.”
Diga: “Ana gritou ontem com José na reunião de equipe.”
Somos seres em constante mudança. O rótulo “é agressiva”, classifica definitivamente Ana a partir de uma atitude observada em um momento específico. Usar uma linguagem dinâmica que respeite o movimento e a mudança das ações, pode ajudar muito na receptividade das mensagens.
Escute para entender e não para responder – Ao ouvir o outro, procure ouvir além das palavras. Procure entender que necessidades da pessoa estão escondidas por trás do que ela diz. Faça perguntas! Explore com a concentração a necessidade do outro.
Compartilhe seu sentimento e o conecte com sua necessidade – O compartilhamento do sentimento, expressa vulnerabilidade e gera conexão com o outro. Não atribua ao outro a culpa pelo que sente.
Ao invés de dizer: “Fiquei chateada porque você não chegou na hora que combinamos.”
Diga: “Fiquei chateada quando você não chegou na hora que combinamos, porque gostaria de conversar com você, sobre coisas que considero importantes para nossa reunião de amanhã e não teremos outra chance.”
Faça pedidos e não exigências – Ao pedir algo que precisa para alguém, peça de forma que o outro se motive a realizar seu pedido. Os pedidos são percebidos como exigência, quando o outro não tem alternativa de escolha.
Perceba a comunicação, como uma via que pode aproximar você, dos seres humanos a sua volta e não apenas como um condutor e receptor de informações.
Comunicar é cuidar e se importar com o outro.
Para participar dos nossos bate papos sobre comunicação que gera compaixão, entre em contato com : tatiana.lima@set-consultoria.com
Komentarze