top of page

Por onde começar uma transformação organizacional?



No final de 2020, ano que ficou marcado pela inesperada pandemia do coronavirus, era o momento de escrever esse artigo para a revista “Business Agility Insights” do “Business Agility Institute” do Brasil. Esse é um compromisso que nós, que fazemos parte do grupo de escritores fixos da revista, temos a cada dois meses com o Instituto.


Comecei a refletir sobre o tema proposto para o artigo “Por onde começar uma transformação organizacional?”, no inicio de dezembro, duas semanas antes do meu período habitual de férias, que abrange as duas últimas semanas do ano que encerra e as duas primeiras do ano que inicia.


Após os primeiros dias de reflexão, não consegui evoluir na definição da “mensagem principal” que eu gostaria de transmitir para o leitor. Esse é normalmente o primeiro passo do meu processo pessoal para iniciar qualquer escrita.


Achei que a dificuldade era consequência do reflexo de um ano intenso, incerto e de muito trabalho e preocupação, que impedia que as ideias emergissem. Decidi postergar a escrita do artigo e retomar somente após o período de descanso, para permitir o surgimento natural das ideias.


Ao longo das férias, volta e meia me pegava pensando na pergunta do artigo: “Por onde começar uma transformação organizacional?”.


Cheguei a conclusão que minha dificuldade de definir a mensagem, estava relacionada ao desconforto que eu sentia em relação a pergunta e não vinha do cansaso de um ano intenso.


A pergunta por vários momentos não fazia sentido…

Por onde devemos iniciar a colorir com uma gota de tinta azul, a água limpa que está dentro de um copo cheio?

De cima para baixo (top down)?

De baixo para cima (bottom up)?


A água dentro do copo, forma um “todo” impossível de ser dividido… Não é linear… Não tem começo, meio e fim..


Uma organização segue uma lógica parecida. É formada por pessoas interconectadas formando um todo, assim como o copo d´agua… o ecossistema organizacional.


Definir um “lugar” da organização para iniciar a transformação, é como estabelecer um lugar dentro do copo de água, para que a tinta comece a colorí-la...


O importante ao iniciar uma transformação, é ajudar as pessoas a fortalecerem gradativamente suas conexões, através de conversas facilitadas que possibilitem o entendimento, consciência e a significação do todo, para que melhores possibilidades de soluções possam emergir.


Na verdade, uma transformação nunca é iniciada… A organização já está em constante transformação e evolue a partir de onde está através da interação de seus agentes…as pessoas…


O todo, evolui coletivamente, assim como a tinta se espalha dentro do copo de água de maneira imprevisível….


Se a transformação deve ser de cima para baixo (top down) ou de baixo para cima (bottom up)?


Acredito que ela deva acontecer de dentro pra fora (inside out).


É a partir da reflexão contínua de cada indivíduo, e das conversas entre eles, que a consciência coletiva nasce favorecendo as mudanças.


Por onde deve começar uma transformação organizacional?


Ela deve evoluir a partir de onde ela está, sempre respeitando seu passado.


O artigo acima, reflete a inconsistência da escolha de abordagens prescritivas para atuar em situações complexas. Empresas são organismos complexos e para serem verdadeiramente ágeis, precisam que as abordagens utilizadas emerjam de seus contextos. O treinamento de agilidade de negócios da Set, ensina de forma simples, como atuar de forma coerente com agilidade de negócios. Você sairá pronto para ir para a prática.






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page