Os drivers para adquirir agilidade de negócios, ajudam a deixar claro, o que uma empresa busca em um movimento de transformação do negócio.
Agilidade de negócios significa ter percepção e interpretação contínua sobre o mercado e suas tendências e a capacidade da empresa de se antecipar e adaptar a ele.
Algumas empresas estão atentas e têm a percepção de mercado aguçada, mas não têm capacidade interna para se adaptar a ele.
Outras, têm capacidade, mas não conseguem perceber e interpretar as tendências de mercado.
É preciso unir portanto a percepção com a capacidade de adaptação.
Todo movimento de transformação em uma empresa, independente da natureza, do setor ou do tamanho, busca aumentar sua percepção/interpretação e antecipação/adaptação do mercado.
Para aumentar a percepção/interpretação do mercado, é preciso estar atento ao cliente, as oportunidade de inovação de produtos e/ou serviços e aos “players” de mercado.
Uma empresa que tem uma orientação totalmente interna por exemplo, com foco contínuo em maximização dos resultados de curto prazo, corre o risco de se desconectar dos clientes e abrir espaço para que os concorrentes se antecipem oferecendo melhores alternativas para atender necessidades desses clientes.
Além do foco no cliente, na inovação de produtos e serviços e nos players de mercado, para aumentar a capacidade de antecipação e adaptação ao mercado, é preciso estar atento a operação, aos indivíduos e a tecnologia.
Se beneficiar das forças tecnológicas que possibilitam a conectividade em rede aliada a inteligência de dados é fundamental para escalar negócios exponencialmente.
Dentro de um ecossistema digital, o cliente se manifesta o tempo inteiro, sinalizando necessidades que podem direcionar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Sem a conectividade em rede aliada a inteligência de dados, não é possível inserir o cliente no ecossistema de negócios de forma definitiva, com a possibilidade de ouvi-lo continuamente.
O uso da tecnologia de forma adequada, possibilita também que as pessoas possam ter mais tempo para criar e inovar, já que a tecnologia cada vez mais se apropria de atividades e decisões que podem ser automatizadas.
Além disso, para adquirir agilidade de negócios, é fundamental que haja uma nova consciência sobre o papel da liderança como habilitadora de talentos ao invés do foco em controlar e comandar.
É a liderança que inspira pelo propósito, conecta pessoas e dá a direção do movimento.
Quais são portanto os drivers para agilidade de negócios?
Cliente – Que passa a fazer parte do ecossistema de negócio
Players – Concorrentes parceiros e fornecedores
Inovação – Produtos e serviços aderentes as novas necessidades
Operação – Processos e estrutura adaptáveis
Indivíduo – Cultura de aprendizagem e comunicação
Tecnologia – Conectividade em rede e Inteligência de dados
São os drivers da agilidade de negócios, que direcionam e trazem reflexões sobre o que cada organização precisa buscar em sua jornada, que é única e tem como ponto de partida, o seu contexto.
A liderança é para organização o que um bom maestro é para uma banda de música. Cada integrante da banda de música contribui com seu talento potencializado pelo maestro que garante a harmonia para o melhor resultado final. Para falar mais sobre os drivers da agilidade de negócios, contacte: tatiana.lima@set-consultoria.com
Comments